[email protected] | (62) 3624.2568

A aplicação da ventosaterapia em atletas

A aplicação da ventosaterapia em atletas

Atletas, profissionais ou amadores, têm buscado o tratamento da ventosaterapia para alívio das dores musculares, decorrentes da atividade física desempenhada. A técnica japonesa ajuda a limpar o sangue e,  ao mesmo tempo, faz com que um novo sangue passe a circular. Dessa forma, as dores e a fadiga muscular provocados por exercícios de alto impacto são minimizadas. 

Ventosas nas costas

O Sensei Valério Lima, especialista em terapias japonesas, explica que a aplicação de ventosas nas costas estimula pontos específicos que provocam relaxamento muscular. “Os pontos nas costas são os pontos de assentamento onde se concentram os principais órgãos e vísceras do corpo. Quando a ventosa é feita nas costas, estimula-se também esses pontos”, afirma.

Conforme ele, o uso das ventosas nessa região do corpo é importante não só pelos pontos de assentamento.  O Sensei explica que muitas pessoas têm dores nas costas e na coluna porque as vértebras passam a ficar comprimidas e desalinhadas do seu eixo, produzindo tensão no músculo paravertebral. “Quando se coloca as ventosas nas costas e nas áreas alinhadas da coluna, é possível produzir uma tensão só com o movimento da ventosa de puxar a pele e o músculo. Com isso, após retirar a ventosa, ocorre o relaxamento do músculo eretor, responsável por segurar a coluna”, explica.

Sem dor

As dores nas costas somem a partir do momento em que o relaxamento muscular é produzido.  Isso ocorre porque as vértebras que estavam desalinhadas voltam para o seu eixo de forma natural.  Além disso, há também uma melhora na circulação de energia e de sangue nas costas. Valério relata que muitos atletas utilizam a ventosaterapia justamente para eliminar dores nas costas provocadas pelos exercícios de alto impacto.  “Atendemos atletas profissionais e amadores, além de pessoas que não praticam atividades físicas com regularidade. A maioria dos pacientes relatam dores na coluna, hérnia de disco, dores articulares de uma maneira geral e até mesmo problemas de baixa imunidade”, relata.

De acordo com Valério, é recomendável que se faça ventosaterapia pelo menos uma vez por semana. “O tratamento com as ventosas propicia saúde para o paciente, pois elimina toxinas e fornece uma melhor circulação sanguínea”, finaliza. 

A Kangendô oferece o tratamento com ventosaterapia de segunda a sexta-feira, no Centro de Terapias Integrativas e também na Terapia Biointegrativa Kangendô, com o Mestre Valério.

Deseja agendar uma sessão ou obter mais informações? Fale conosco ou preencha o formulário abaixo que nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.

Com DDD

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *