fbpx

O Fundador

Sensei Valério Lima fundou a Kangendô e também criou o método de shiatsu próprio da escola

Sensei Valério Lima (fundador da Kangendô)

Sensei Valério Lima é especialista em terapias japonesas e medicina oriental para tratamentos de dores e equilíbrio emocional e físico, desde 2000. Também é diretor e professor do 1º curso de pós-graduação em Acupuntura Japonesa do Brasil e criador do método de shiatsu da Kangendô. Além disso, como professor, ministra cursos em todo o Brasil e em países da América Latina e América do Sul.

Ele também é especialista nas técnicas da acupuntura japonesa e moxaterapia Okyu do estilo Fukaya e Sawada, formado pelo Sensei Antônio Augusto Cunha. Membro certificado pela Associação Hari do Brasil, formado no sistema Hari de Acupuntura Japonesa, pelo Mestre Koei Kuwahara. Ele possui formação nas técnicas: de agulhamento da acupuntura japonesa com o Sensei Atsuki Maeda (EUA); de Kan-Shin-Ho de agulhamento indolor do estilo de Wachi Sugiyama, formado pelo Sensei Yoshihiro Odo e formação em Keiraku Chiryo (terapia de meridiano) com o Sensei Stephen Birch. Valério participou do Congresso Internacional de Acupuntura e Moxabustão da WFAS, em Tsukuba, no Japão, em 2016. Possui pós-graduação em acupuntura tradicional chinesa pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Valério é Mestre em Reiki com formações nos métodos tradicionais japoneses com o Daí Shihan Frank A. Petter. É também credenciado como Shihan Kaku, professor assistente, pelo Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto Jikiken de reiki, com sede em Kyoto, no Japão). Pelos serviços prestados em prol da medicina oriental no Brasil, Sensei Valério recebeu o título de Dr. Honoris Causa em Medicina Oriental, pela Faculdade Einstein (FACEI). Tem especialização em técnicas como Moxaterapia, Keiraku Chiryo (terapia de Meridiano), Suidamá (ventosaterapia japonesa), shiatsu e sotai.

O fundador da Kangendô também é praticante de New Seitai, formado pelo Sensei Hideshi Goto Praticante de Sotai, com formação pela escola Yasuragi de shiatsu e sotai do Sensei Arturo Valenzuela. Valério é Sensei certificado com o grau de Nidan no Hakkoryu Jutsu e Koho Shiatsu Igaku, do Japão e Nidan em Hakko Denshin Ryu pelo Kokodo Renmei.

Open chat